sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Treinos Específicos

Olá amigos, primeiramente peço desculpas por ter ficado estas duas semanas sem postar, os treinos juntamente com o nascimento de minha filha (Ana Carolina) têm ocupado boa parte do meu dia e noite rsrsrs......Vamos ao que interessa. Os treinos específicos que costumo dividir em Específico I e Específico II são aqueles em que começa-se a trabalhar características anaeróbicos e força específica, além de situações que simulem o que se encontrará na prova......a exemplo um possível contra relógio no ciclismo, potência e resistência anaeróbica para sustentar uma fuga no ciclismo ou mesmo neutralizar, transições pedal - corrida em rítmo de prova, na natação uma saída forte e um rítmo de limiar no patamar superior pelo tempo que durar a prova. Abaixo alguns exemplos de treinos específicos.
Natação: Após um bom aquecimento 2 x 1500 progressivo a cada 500, iniciando os primeiros 500 em rítmo acima do rítmo de prova cerca de 3 seg a cada 100M e terminando os últimos 500 em rítmo igual ou abaixo do rítmo de prova com isso trabalha-se limiar e ao final endurance anaeróbica/ para VO2 Máx que deve durar em torno 15 Min. seria legal, por exemplo 3 x 400 em rítmo de prova ou ligeiramente abaixo com descanso 100M solto + 1 min
No ciclismo cai bem trabalhos de contra relógio em limiar anaeróbico com cerca de 40' de duração / intervalados na subida ajudam bastante, onde pode ser explorado desde o VO2 até o limiar.
Na corrida a transição cresce de importância, preferencialmente realizada em baterias como por exemplo 3 x (15'de ciclismo em rítmo aeróbico terminando estes 15' em rítmo de limiar + 4 Km de corrida em rítmo de prova ou ligeiramente acima (mais lento).
Musculação.....esta não deve ser negligenciada..........um bom número seria 2 x semanais, mesclando trabalhos de força máxima, potência e resistência, no entanto um grande cuidado deve ser tomado para que o trabalho de musculação interfira o mínimo possível nos demais (natação, ciclismo , corrida); isto dá-se através da distribuição correta dos dias de treinos principais de cada modalidade, bem como ao ajuste da carga de trabalho na musculação ao período de treinamento..........
Como postado anteriormente, não esqueça de colocar dias regenerativos no seu planejamento (supercompensação), sendo isto indispensável para um melhor progresso.

GO AHEAD!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. GO AHEAD sempre Buck...
    Parabéns pela filhona, vê se da um intervalo
    agora ehmm.. rsrsrsrs
    Os treinão específico ai de cima tão realmente
    forte, até pensei em fazer alguns mas sei que
    vou quebrar heheh !
    Continue assim, e arrebenta la no méxico, vou
    ficar na torcida !
    Abraço..

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!