segunda-feira, 28 de março de 2011

Brasileiro de Longa Distância - Fortaleza/CE




No dia 26 de Março aconteceu na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia (vizinho de Fortaleza) o Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância (3Km de natação, 80Km de ciclismo e 20Km de corrida). O lugar é considerada a capital mundial do kite surf devido ao vento e condições do mar, é um litoral muito bonito. Estar de carro facilita a locomoção para as refeições, congresso técnico, local da prova; pois estas facilidades não estão concentradas no mesmo lugar.
A largada estava prevista para ás 06:30hs mas devido ao atraso de alguns atletas, o início da prova atrasou cerca de 20 minutos. A natação foi na Lagoa do Banana, com a água em torno dos 28 graus.
Fiz uma natação conservadora, se arriscasse acredito que poderia ter nadado 1'30" a 1' mais rápido, mas preferi ser conservador, pois sabia que o calor seria o "divisor de águas". Terminada a natação, têm-se uma transição de cerca de 200M e vamos pedalar.
O ciclismo acontece em 4 voltas em uma rodovia de pista única, mão dupla, com acostamento, e com o asfalto em boas condições, salvo pequenos buracos.O trânsito é controlado, mas a medida que aproxima-se do meio da manhã o fluxo de veículos aumenta, ficando um pouco perigoso.
Via de regra há vento diagonal que neste dia estava em torno de 15 Km/h , chega a incomodar; no entanto daria para ter usado roda fechada, pois não presenciei fortes rajadas. Quanto a altimetria o percurso é praticamente plano, salvo leves e pequenas subidas. A hidratação no ciclismo acontece a cada 9Km (aproximadamente) onde é dado água gelada na caramanhola, banana e rapadura.
A corrida também é realizada em percurso plano, com apenas uma leve subida de cerca de 200M, a hidratação dá-se a cada 1250M aproximadamente, com água, isotônico, coca e rapadura; aliás este é o ponto forte da prova, o cuidado que a organização do evento tem com a hidratação dos atletas.
Este foi o segundo lugar mais quente em que corri (primeiro - Huatulco no México), a temperatura superou os 35 graus na sombra (fácil) e a humidade relativa do ar fica acima de 80% ; nem tente andar descalço no asfalto...Daí o esmero que a FETRIECE, teve com a hidratação, este foi o ponto alto da prova.
Terminei na segunda colocação, em primeiro ficou o Manocchio que fez uma excelente prova, estando na terceira colocação o Paraense Ricardo Ramirez que fez uma corrida de recuperação.
Os resultados podem ser acessados no link http://www.cbtri.org.br/resultados.asp



WWW.COREBIKE.COM.BR

3 comentários:

  1. Parabéns Buck pela conquista, belo troféu e sofrido esse em? kkk, mas o gostinho da conquista é melhor né? Vou te confessar, a cada relato de provas que vc coloca aqui, tiro um pouco dessa experiência.

    Abraços e sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Junior! Como vão os treinos? Qual a próxima? Abs

    ResponderExcluir
  3. Grande Buck, fiz domingo passado (dia 03), o GP Extreme em São Carlos/SP (1000/100/10) até que fui bem (kkk), gostei, 20min natação / 2:58min bike / 44min corrida, fiz uma natação conservadora, estava com receios da bike, prova dura de bike, as provas longa nos ensina muitas coisas, muitas experiências né? Domingo agora dia 10, estou indo fazer a Copa Interior no Bróa, vou fazer o short, vamos ver no que dá, kkk., é isso.

    Abraços e sucesso para vc nas próximas competições, vc merece, um baita ser humano humilde, pessoas como vc merecem o topo...força.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!