No dia 26 de Março aconteceu na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia (vizinho de Fortaleza) o Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância (3Km de natação, 80Km de ciclismo e 20Km de corrida). O lugar é considerada a capital mundial do kite surf devido ao vento e condições do mar, é um litoral muito bonito. Estar de carro facilita a locomoção para as refeições, congresso técnico, local da prova; pois estas facilidades não estão concentradas no mesmo lugar.
A largada estava prevista para ás 06:30hs mas devido ao atraso de alguns atletas, o início da prova atrasou cerca de 20 minutos. A natação foi na Lagoa do Banana, com a água em torno dos 28 graus.
Fiz uma natação conservadora, se arriscasse acredito que poderia ter nadado 1'30" a 1' mais rápido, mas preferi ser conservador, pois sabia que o calor seria o "divisor de águas". Terminada a natação, têm-se uma transição de cerca de 200M e vamos pedalar.
O ciclismo acontece em 4 voltas em uma rodovia de pista única, mão dupla, com acostamento, e com o asfalto em boas condições, salvo pequenos buracos.O trânsito é controlado, mas a medida que aproxima-se do meio da manhã o fluxo de veículos aumenta, ficando um pouco perigoso.
Via de regra há vento diagonal que neste dia estava em torno de 15 Km/h , chega a incomodar; no entanto daria para ter usado roda fechada, pois não presenciei fortes rajadas. Quanto a altimetria o percurso é praticamente plano, salvo leves e pequenas subidas. A hidratação no ciclismo acontece a cada 9Km (aproximadamente) onde é dado água gelada na caramanhola, banana e rapadura.
A corrida também é realizada em percurso plano, com apenas uma leve subida de cerca de 200M, a hidratação dá-se a cada 1250M aproximadamente, com água, isotônico, coca e rapadura; aliás este é o ponto forte da prova, o cuidado que a organização do evento tem com a hidratação dos atletas.
Este foi o segundo lugar mais quente em que corri (primeiro - Huatulco no México), a temperatura superou os 35 graus na sombra (fácil) e a humidade relativa do ar fica acima de 80% ; nem tente andar descalço no asfalto...Daí o esmero que a FETRIECE, teve com a hidratação, este foi o ponto alto da prova.
Terminei na segunda colocação, em primeiro ficou o Manocchio que fez uma excelente prova, estando na terceira colocação o Paraense Ricardo Ramirez que fez uma corrida de recuperação.
Os resultados podem ser acessados no link http://www.cbtri.org.br/resultados.asp
WWW.COREBIKE.COM.BR