domingo, 5 de dezembro de 2010

IRONMAN COZUMEL




Olá amigos, abaixo alguns comentários para aqueles que pretendem correr o IronMan Cozumel e um pouco de como foi minha prova.
Uma coisa a se pensar é a logística para se chEgar a Cozumel, eu fiz a rota aeroporto de Guarulhos – Cidade do México – Cancun – Cozumel, sendo o trecho de Cancun para Cozumel de Ferry Boat, totalizando 26hs de viagem desde as 2hs antes do vôo até a chegada ao hotel. Mas creio que a melhor opção seria Brasil – EUA – Cozumel, pois a viagem seria mais rápida e a um custo similar à opção anterior. Quanto a hospedagem, uma boa opção é estar próximo à chegada, pois para o dia da prova há transporte fornecido pela organização que passa nos hotéis em horários pré-determinados.
A prova em si é muito bem organizada, a natação é em uma baía de águas calmas e muito clara, com mais de 20 metros de visibilidade ao fundo, e com temperatura em torno de 26 graus, perfeita. Procurei fazer uma natação mais conservadora, sem grandes desgastes, encaixei-me em um grupo e segui, à frente cerca de 1 minuto havia outro grupo, pesei o custo-benefício e fiquei onde estava, o atleta que estava à frente saiu um pouco da rota e nadamos uns 100 metros a mais, saí da água inteiro e pensando não posso abusar no pedal pois o vento e calor castigam bastante por aqui, roda fechada é proibida. Como queria fazer uma boa corrida e estava bem treinado para isto, segui em um ritmo moderado no pedal, alimentação e hidratação como nos treinos, com possíveis quebra de protocolo quando necessário. No Km 130 não estava nada bem, vomitei em cima da bike e as coisas começaram a melhorar.
Transição 2 relativamente rápida e vamos correr, eram cerca de 12:30hs e o sol estava de rachar, então havia planejado uma corrida para pacer de 4´20” a 4´25” o que seria plausível. Comecei a corrida me sentindo meio estranho, com muito calor e pesado, então pensei ...faltam 42Km...comecei a sofrer e a travar uma batalha mental; lembrei de alguns exercícios que apliquei nos treinos e comecei a prestar atenção no mar, tentando esquecer o quanto estava duro correr.....funcionou! Veja algumas dicas neste blog na sessão pensamentos de grandes atletas, no link do Mark Allen.
A organização falou uma coisa e fez outra, as marcações estavam em milhas com apenas duas em Km (Km5 e Km21), perdi o “pacer” e corri mais rápido que o planejado nos primeiros 7Km, paguei mais tarde.
Um dos pontos altos da prova é a torcida na maratona, juntamente com os postos de hidratação, a corrida acontece na cidade em 3 voltas de 14Km, nesta há um posto de hidratação a cada Km com gel, comidas e bebidas das mais variadas...”Nota 10”!
Como o calor era insano, mudei a estratégia e comecei a hidratar-me e molhar o corpo a cada Km...com isso não fiz a corrida pretendida, mas também não quebrei. Para mim não foi uma prova boa, também não foi ruim, mas fiquei feliz com o resultado, porque foi uma prova DURA!

Depois posto as fotos!

Obrigado aos amigos e familiares pela torcida; vocês estavam comigo!

4 comentários:

  1. Adorei ler este teu relato, Kel. E a prova...fantástico. O Ironman será sempre imprevisível. Estiveste em grande. E parabéns pelo teu currículo, é de invejar, de forma saudável, claro.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu não posso correr nem fazer nenhum esporte! Admiro realmente as pessoas que tem dedicação!
    Meus vizinhos do aluguel temporada Buenos Aires correram uma maratona.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela prova Buck e o relato ficou sensacional, FELIZ 2011 para vc e seus familiares, que Deus os abençõem e continue dando forças e vitórias.

    Abraços e bons treinos...

    ResponderExcluir
  4. Valeu Junior, bons treinos e um 2011 de muita paz e objetivos concretizados!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!