quarta-feira, 28 de novembro de 2018

LONGAS DISTÂNCIAS - MENTE EQUÂNIME, Parte 1

    "Cada hora do nosso passado pertence à morte" - Sêneca (4 A.C. - 65 DC)
    Viva a sua vida, e de mais ninguém, para ao final poder dizer "VALEU A PENA TER VIVIDO".
    Ao decidir por um desafio e a partir de agora falaremos de desafios esportivos, se questione porque busca superar este desafio. A resposta sincera a esta questão pode lhe trazer mais confiança e forças para superar este desafio.
    Me inscrevi para o UB515, 2019, prova de triathlon na distância de 515 quilômetros, 10 quilômetros de natação, 421 quilômetros de ciclismo e 84,4 quilômetros de corrida. A primeira vista a distância assusta, mas ao considerar que são 3 dias de prova; não é nada impossível se tiver um histórico atlético e treinar.... hhhaaaa .... treinar ...... e muitas horas.
    O ponto crucial parece residir nos treinos, principalmente pelo tempo dispendido no binômio treino/recuperação, estou em uma fase na qual, em média, invisto 24hs da semana nadando (20Km), pedalando (400Km), correndo (60Km) ou nas sessões de trabalho de força (musculação) e isto irá aumentar nas próximas 21 semanas, que é o tempo restante para a prova. Some a isto a logística que envolve os treinos, desde o deslocamento aos locais de treino, preparação do material, banho, alimentação adequada, etc...
    Imagine investir todo este tempo focando somente na prova, sendo que o imponderável anda ao lado, lesões, viroses, acidentes. Agora imagine você usar cada minuto do seu treino para buscar mais equilíbrio mental, menos ansiedade, maior eficácia nas ações. 
Sim, existe uma técnica para isto, denominada por Jon Kabat-Zinn (professor Emérito de Medicina da Universidade de Massachusetts) como mindfulness, a qual têm se mostrado eficaz na clínica médica e também no esporte.
    Mindfulness pode aumentar as chances da ocorrência do estado de fluxo. Estado no qual os atletas têm maior possibilidade de alcançarem suas melhores marcas. Recordes mundiais, olímpicos e outros grandes feitos do esporte foram alcançados neste estado.
  Além de melhorar o resultado esportivo mindfulness, impacta no cotidiano, trazendo mais contentamento para com a vida.
    Sabe aqueles dias em que você está com a cabeça nos problemas do trabalho, família, estudos ou simplesmente não está afim de treinar; mindfulness pode fazer a diferença nos treinos, na prova e no seu cotidiano extra esporte.
   Semanalmente, postarei relatos da jornada ultraman, associando à técnicas mindfulness, com embasamento teórico-científico da fisiologia do esporte, da neurociência e da física quântica.

Acompanhe:

https://www.instagram.com/coreesportes/
https://www.facebook.com/COREESPORTES
http://www.coreesportes.com.br/
 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!