sábado, 9 de janeiro de 2010

Patrocínio

Quando o tema é patrocínio para o esporte, os ânimos se exaltam, os atletas culpam as empresas e Federações/Confederações pela falta de apoio financeiro! Ao longo dos anos no esporte tenho lido algumas matérias versando sobre o assunto, na maioria das vezes coloca-se o atleta no papel de vítima.
Sem patrocínio o atleta não sobrevive, pelo menos do esporte, daí os programas governamentais voltados para quem não têm patrocínio, como o bolsa atleta do Governo Federal, bolsa talento esportivo do Estado de São Paulo e outros......Ao longo dos anos tive a oportunidade de conhecer a situação econômica de atletas de outras Nações, e "lá fora" patrocínio também não cai do Céu.
Existem motivos pelos quais um empresário decide patrocinar um atleta, seja pela exposição na mídia que este atleta trará a sua marca, seja pela paixão do empresário ao esporte ou mesmo para, e simplismente,para ajudar o atleta; enfim seja qual for o motivo ninguém irá bater em nossa porta oferecendo patrocínio, exceto se fossemos um Michel Phelps.

Quanto as Federações e Confederações ou mesmo a ITU, vejo pontos que poderiam ser melhorados; tomo como exemplo o Biatlon de Inverno, esporte olímpico que combiana esqui com tiro e muito difundido na Europa, EUA e Ásia; em 2006 e 2007 tive uma passagem por este Esporte, e ficava impressionado com a atenção dada pela mídia; para angariar o apoio da mídia o esporte foi moldado visando atender as exigências televisivas. A exposição na Mídia atrai grandes patrocinadores, e isto por sua vez beneficia os atletas,dirigentes....alavancando o esporte; em cada etapa de Copa Europa em que o atleta largasse (bastava largar), independente da classificação na chegada recebia 500 euros, e haviam cerca de duas etapas por mês; no início da temporada o atleta recebia materiais que se somados giravam em torno de R$15000,00, materiais doados pelos próprios patrocinadores, Adidas, Anchutz (carabinas), Rosignol (esquis) etc,etc.... Havia ainda os patrocinadores que pela exposição de mídia, buscavam atletas a serem patrocinados.

O Esporte é um grande negócio e o atleta não é vítima do processo, fomos nós que escolhemos estar alí, e para mudar a situação cada um deve fazer sua parte; os dirigentes batalhar por mais mídia e patrocinadores, os atletas buscar patrocinadores através de um agente de marketing ou outro que venda sua imagem como algo rentoso ao possível patrocinador e por fim seria inteligente a troca da transferência de responsabilidade pela falta de apoio; pela busca incessante do apoio.

Aos amigos do esporte que buscam patrocínio; desejo muito talento na venda de seu produto; sua imagem !!!

GO AHEAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!